segunda-feira, 21 de março de 2011

NuGua

 
alcaçuz

ela quando me corre os dedos
num gosto doce de açúcar
e sussurra

alcaçuz
                           e toma a minha cama
e faz um templo.
e lambe os dedos quando me cura.

gesto    som    e espuma

a transladar a noite,
alcaçuz.

moça
a preparar o bote.





cara de fernando diegues
palavra de victor valente

6 comentários:

  1. Muito bonito o poema, o que não é muita novidade.. mas por que o "g" está maiúsculo, hein?? Pensei, pensei mesmo. E cheguei à conclusão de que não faço a mínima...
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Esse vale a pena rs:

    Nu Gua é a divindade primordial, criadora do mundo, segundo a mitologia chinesa, metade mulher e metade serpente. Por se tratar do nome de uma deusa, optei pelas iniciais maiúsculas. A questão é que juntei os nomes para brincar com a ideia das duas metadas, distintas mas indissociáveis.
    Fez sentido?

    ResponderExcluir
  3. Sim, sim.. fez todo o sentido.. mas só mais uma coisa rs...
    Já tinha notado que você compara muitas vezes a mulher com a sereia e com a serpente..
    penso que talvez seja sereia por ser de região de praia, do litoral.. e pensava serpente por venenosa, audaciosa. Pensava assim até ler um trecho de “O Cortiço” que compara a personagem Nenen com uma serpente. Lembrei na hora do "Cara da palavra"... agora penso diferente.. que a mulher pode ser serpente por escapar, fugir, remetendo ao movimento do animal. Seria mais ou menos isso??

    ResponderExcluir
  4. engraçado, eu nunca pensei no tópico da sereia associado ao litoral (o que não significa que isso não esteja presente). De fato, tanto ela quanto a serpente entram, sim, em função de seu aspecto fugidio, esquivo, delgado. mas não é só isso: ambas são também associadas à sabedoria, ao mistério, cada uma a seu modo.
    A sereia, mito da beleza que alucina (beleza da 'cara' - estética- e da 'palavra' - canto); a serpente, divindade oriental, sabedora das coisas, sendo, ao mesmo tempo, o famigerado personagem bíblico.
    Gosto, enfim, das duas imagens pelo que elas têm de contraditório, de sedutor - de feminino.
    E agora, ajudei ou piorei as coisas? rs

    ResponderExcluir
  5. Salve!

    Se ajudou ou piorou eu não sei, rs, só sei que estou curtindo esse "papo"...só fiquei curioso em saber quem é nosso caro "anônimo"...um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Bom... quanto à sereia, achei essa dupla representação inteligente e bem adequada. Só confesso que achei complexo associar a serpente à divindade oriental e sabedora, isso eu realmente não esperava. Mas deu pra ajudar sim! Já devia ter imaginado que meu pensamento era muito simples pra ser o mesmo que o do Victor.
    E matando a curiosidade do Fernando, aqui é a Dani.. fui aluna do Victor... estava presente na exposição de vocês na biblioteca.
    Beijo!!

    ResponderExcluir