quinta-feira, 28 de abril de 2011


Isaac


levo às costas o cordeiro de páscoa,
marca de uma mágoa mal curada.

(mais, talvez, que espanto,
é o que somos?)

pobre cordeirinho,
antes fosse o costureiro das colinas
do teu sonho

e não esta lembrança,
disfarçada de perdão.

em desenhos,
mais que cicatrizes,
um pai oferece o filho

e é na dor de ser traído
que os meninos crescem.



cara de fernando diegues
palavra de victor valente

5 comentários:

  1. Podemos definir as postagens por seu estado de espírito Victor Valente/Fernando Diegues?
    Revendo algumas postagens (muitas delas), percebe-se que a referência maior utilizada é a figura da mulher ... ou estou enganada? e agora parece que o foco foi mudado.
    Curiosidades de seguidora: a foto se encaixa no poema, ou o poema se encaixa na foto? qual a inspiração maior do escritor?

    ResponderExcluir
  2. Não dá pra negar que as postagens revelam algo ao nosso respeito (é a nossa visão de mundo que está ali), mas não vejo um caráter biográfico em nosso trabalho, ao contrário, partimos do lado de dentro para conversar com o lado de fora.
    No que se refere ao tópico da mulher, ele é, sim, uma constante, porém vale colocar que não aparece sempre traduzindo as mesmas discussões: são várias mulheres vistas de diversas formas para tratar de diversos assuntos. E, realmente, há alguns posts as nossas 'meninas' estão de folga, mas isso não dura muito..rs
    Neste post, enfim, a foto veio primeiro (Fernando, que tal alguns detalhes sobre a foto?? rs). Como às costas tenho tatuado um ícone do Cordeiro de Páscoa, e como não sei bem o porquê disso, veio o poema (o símbolo como algo que tanto aprisiona quanto liberta, daí a relação com a imagem).
    Ih, escrevi bastante.. ajudou? rs

    ResponderExcluir
  3. Salve!

    A foto me voltou à cabeça recentemente, não sei bem pq. Ela foi feita algum tempo antes do blog surgir, em dez/09 em Natal (RN). A intenção da foto acredito que fica bem clara na contraposição prisão-liberdade. A ponte dá uma ideia tb de passagem, travessia, mudança que reforça a intenção original. A relação entre o novo (ponte) e o antigo (Forte dos Reis Magos) tb foi intencional.

    Sobre o lance do "estado de espírito", acredito que ele até influencia no ato de fotografar, mas não no sentido de "escolher" o que vou fotografar, mas sim do que vou conseguir "exergar" no mundo em minha volta. Poucas fotos do blog são produzidas, no geral busco encontrar as imagens por onde ando. Aí entra o estado de espírito, que "leva" meu olhar/sentir para determinado lado...

    Acho que já me prolonguei..rs...vamos nos comunicando...um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Victor Valente - você diz que não vê um caráter biográfico no trabalho, mas ao mesmo tempo você me deixa entender que sim e esse poema em especial retrata você, será que inconscientemente (algumas vezes talvez) as palavras que são postadas transmite você/seu avesso quem sabe?
    Não foi uma crítica o meu comentário sobre as constantes aparições do tópico mulher, pelo contrário, é interessante esses diversos assuntos e diversas formas de exaltar com graça a mulher, nos deixa envaidecidas. Portanto, não deixe essas "meninas" muito tempo de folga ..rs
    Para finalizar: "Não sou alegre nem sou triste: sou poeta." (Cecília Meireles)

    Fernando Diegues - aos meus olhos, suas fotos retratam a simplicidade do cotidiano e estas imagens transmitem as palavras do escritor com uma perfeita sintonia.
    Segue um trecho do escritor Gabriel G. Marquez que do meu ponto de vista, simboliza o que você nos oferece:
    "O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem saber ver"

    Desta vez eu que escrevi demais e me prolonguei um tanto.. rs

    ResponderExcluir